História e Cultura

Além de toda a exuberância natural, São Sebastião é cheia de história em cada cantinho de seu território. É a cidade mais antiga do Litoral Norte de São Paulo, tendo sido encontrada por Américo Vespúcio em 1502 em sua passagem pela região.

O município de São Sebastião foi elevado à vila em 1636 e a sua história e crescimento se deve aos índios, aos portugueses e aos escravos que aqui viveram. Todos deixaram suas marcas na arquitetura, artesanato, gastronomia, religião, manifestações culturais e no jeito de ser do povo sebastianense.

É a cidade mais antiga do litoral norte. Antes da colonização portuguesa, a região de São Sebastião era ocupada por índios Tupinambás e Tupiniquins, sendo a serra de Boiçucanga uma divisa natural das terras das tribos.

São Sebastião é um dos 15 municípios paulistas considerados estâncias balneárias pelo Estado de São Paulo, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por lei estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar a seu nome o título de Estância Balneária, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

FAÇA JÁ SUA RESERVA!